Apresentação

Nesta publicação são apresentados os trabalhos técnicos-científicos aceitos na XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo (XII RSBCS), realizada entre os dias 15 e 17 de abril de 2018 em Xanxerê, SC. A XII RSBCS foi promovida pelo Núcleo Regional Sul (NRS) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). Na sua 12ª edição, o evento foi organizado pela Unoesc, campus de Xanxerê, SC, com apoio da Epagri-Cepaf, Unochapecó e UFFS, instituições estas, com sede em Chapecó, SC.

A XII RSBCS teve como tema principal “SOLO, ÁGUA AR E BIODIVERSIDADE: COMPOSTOS ESSENCIAIS PARA A VIDA”. O tema está fundamentado na premissa de que a qualidade do solo é alcançada mediante a integração dos diferentes componentes da vida. Solo, água, ar e biodiversidade são os pilares para a melhoria da produtividade e, com isso, produção de alimentos de melhor qualidade e de forma sustentável. Neste sentido, o tema ressalta a importância de se integrar o manejo e monitoramento correto dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, com a finalidade de se produzir em um ambiente adequado e saudável, através do planejamento do uso da terra e o desenvolvimento de sistemas de manejo de solo mais adequados e, concomitantemente, estimular a criação de políticas públicas em apoio à agricultura brasileira, que devam levar em consideração a perspectiva de uma agricultura mais saudável. 

Ao longo de sua história, os estados de SC e RS se preocuparam com a preservação, conservação e melhorias do ambiente produtivo, sendo marcada pela presença de grandes profissionais e pesquisadores em diferentes áreas das ciências do solo. O evento foi idealizado como um momento de integração para discussão desta temática para os profissionais buscando fomentar a ciência, tecnologia e inovação.

A XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2018, no anfiteatro da Unoesc, com apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, conferências e painéis, reuniões das sessões técnicas da SBCS e assembleia geral, envolvendo pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, agentes da assistência técnica pública e privada, bem como produtores rurais. Ainda, nos dias 14 e 15 de abril o evento promoveu a III Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos em parceria com a UFFS, campus de Chapecó. No total, foram aceitos de diferentes instituições de ensino e pesquisa, 212 trabalhos para publicação e apresentação, divididos nas subcomissões: Biologia e microbiologia do solo; Ensino em ciência do solo; Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Fertilizantes e corretivos; Física do solo; Gênese, morfologia e classificação do solo; Poluição do solo e segurança alimentar; Química e mineralogia do solo e; Uso, manejo e conservação do solo.

Além da participação da comunidade científica, vale gratificar o patrocínio e o apoio que instituições públicas, privadas e empresas creditaram à XII RSBCS, reconhecendo sua grandeza e importância como fórum de discussão dos temas relacionados a conservação dos solos e, igualmente, da água ar e da biodiversidade que, outrora, foram classificados como os compostos essenciais para a vida.

 

Mauricio Vicente Alves
Presidente da XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo


ISBN Título Suporte
978-85-7897-241-7 Anais da XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo - Solo, Água, Ar e Biodiversidade: componentes essenciais para a vida E-Book
Confira a Ficha Catográfica

© 2018 RSBCS - Todos os direitos reservados

Núcleo Regional Sul (NRS) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS)

E-mail: reuniaosul@sbcs-nrs.org.br